Glamourização da Pobreza

Ótimo texto sobre a banalização da pobreza.

Escreve Eliana, Escreve

Reynaldo Gianecchini esteve recentemente em Moçambique glamourizando a nossa Pobreza como manda a praxe.

São várias as celebridades que viajam para África com dois objectivos bem distintos: férias de luxo ou trabalho voluntário.

A primeira categoria acontece sobretudo fora das grandes cidades, em ilhas semi-desertas e privadas, de pouco acesso para nós, pobre locais – ainda que sejamos os nacionais.

E geralmente nestes casos não há muitas fotos, à excepção de uma ou duas fotos na redes sociais, pois afinal de contas a proposta de valor desses locais é a oportunidade de os famosos manterem alguma privacidade, longe dos paparazzi e dos olhares dos fãs.

Por outro lado, o trabalho voluntário que essas celebridades vêm fazer envolve muita notícia. Afinal de contas, o que seria caridade se ninguém aplaudisse o gesto do privilegiado que estica a sua mão para os desfavorecidos?

Ver o post original 500 mais palavras

3 comentários sobre “Glamourização da Pobreza

  1. ótimo texto. Todos (ou pelo menos quase todos) os famosos querem se beneficiar da pobreza alheia como se gesto de pura bondade fosse. Esse texto me fez lembrar, por exemplo, das celebridades que adotam crianças fora de seus países e dos famigerados programas de TV que doam casas e “ajudam” aqueles que são necessitados, sem deixar de explorar ao máximo a condição de miserabilidade deles, óbvio.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário